Capítulo 1: Iniciação ao violão
Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável.
Melodia - Combinação de sons sucessivos;Harmonia - Combinação de sons simultâneos;
Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas;
Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos:
Violão Cifrado
O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo.
Violão Solado
Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.
*Partes do violão
1 - Tampo
Corresponde ao corpo do violão. Onde a sonoride varia de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do instrumento.
2 - Rastilho
Parte do instrumento que se prende as cordas
2 - Cavalete
Serve de suporte para prender o Rastilho na altura correta.
3 - Boca
Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga.
4 - Cordas
Parte fundamental onde são produzidas as notas musicais. O som e formado a partir da casa precionada no braço do instrumento.
5 - Braço
Parte do instrumento onde se localiza as casas e os trastes.
6 - Trastes
Dividem o braço do instrumento em casas de maneira à alcançar a altura correta das notas.
7 - Casas
Indicam exatamente a localização das Nota musicais.
8 - Pestana
Tem a função de servir como apoio para as cordas direcionando-as para as tarrachas.
9 - Tarachas
Tem a finalidade de alcançar a afinação correta, afroxando ou apertando as corda, conforme a necessidade.
10 - cabeça
Encontrada na parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das Tarachas.
*MÃOS
Dedos da mão esquerda
1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anular
4 - Mínimo
Dedos da mão direita
P - Polegar
I - Indicador
M - Médio
A - Anular
*Afinação Tradicional
Ao tocar as cordas livres, a partir da mais grave, (de cima para baixo) nós emitimos os sons da notas:
MI |------------------------------------------------
LA |------------------------------------------------
RE |------------------------------------------------
SOL|------------------------------------------------
SI |------------------------------------------------
MI|------------------------------------------------
Sempre antes de tocar o instrumento deve se conferir a afinação. Temos que dispor de um Diapasão que emite a nota LA (440 Hertz).
1º
Acertar a primeira corda de baixo para cima a mais fina, pressionando a quinta casa, toque e compare com o Diapasão movimente a taracha aumentando ou diminuindo a nota até ficar equivalente a altura da nota emitida pelo Diapasão.
Obtendo na quinta casa corda 1 a nota La
Obtendo na corda 1 corda solta a nota Mi
2º
Agora pressionamos na segunda corda a quinta casa (nota Mi), comparamos com a primeira corda solta a corda Mi já afinada movimente a taracha até obter o som igual a primeira corda.
Obtendo na quinta casa corda 2 a nota Mi
Obtendo na corda 2 corda solta a nota Si
3º
A seguir pressionamos na terceira corda a quarta casa (nota Si), comparamos com a segunda corda solta a corda Si já afinada movimente a taracha até obter o som igual a segunda corda.
Obtendo na quinta casa corda 3 a nota Si
Obtendo na corda 3 corda solta a nota Sol
4º
Continuando pressionamos na quarta corda a quinta casa (nota Sol), comparamos com a terceira corda solta a corda Sol já afinada movimente a taracha até obter o som igual a terceira corda.
Obtendo na quinta casa corda 4 a nota Sol
Obtendo na corda 4 corda solta a nota Re
5º
Vamos pressionamos na quinta corda a quinta casa (nota Re), comparamos com a quarta corda solta a corda Re já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quarta corda.
Obtendo na quinta casa corda 5 a nota Re
Obtendo na corda 5 corda solta a nota La
6º
Finalmente pressionamos na sexta corda a quinta casa (nota La), comparamos com a quinta corda solta a corda La já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quinta corda.
Obtendo na quinta casa corda 6 a nota La
Obtendo na corda 6 corda solta a nota Mi
Você pode também começar a afinação usando a quinta corda solta (la) e comparar com o som do Diapasão, apartir desta corda afinada você pode usar os mesmos passos acima para afinar as demais cordas.
* Cifras
As cifras são um Padrão usado para escrever as notas musicais usando letras.
Notas CifrasLa A
Si B
Do C
Re D
Mi E
Fa F
Sol G
OBS: O melhor é que as cifras sejam decoradas. Para isso pratique muito cada acorde para conhece-lo melhor e dessa maneira ficar mais fácil lembrar.
* Acordes
É a produção de varios sons simultâneos obtidos da combinação de varias notas. Nessa combinação há uma nota que é básica e nomeia o acorde, também chamada de Baixo.
Observe como exemplo estas combinações:
DO MI SOL, SOL MI DO ou DO SOL MI
Não importando a ordem das notas, esta combinação de três notas resulta no acorde de DO Maior.
No nosso estudo o acorde será representado por um gráfico que representa uma reprodução do braço do violão, veja abaixo:
C (Do Maior) |-----|-----|-----|:E b|--3--|-----|-----|:A |-----|--2--|-----|:D . |-----|-----|-----|:G . |-----|-----|--1--|:B . |-----|-----|-----|:e As linhas horizontais representam as cordas e as linhas verticais são os trastes |-----|-----|-----|:E |-----|-----|-----|:A |-----|-----|-----|:D |-----|-----|-----|:G |-----|-----|-----|:B |-----|-----|-----|:e <- cordas Trastes Os números representam os dedos da Mão Esquerda onde: 1 - Indicador 2 - Médio 3 - Anular 4 - Mínimo As letras representam as cordas do instrumento |-----|-----|-----|:E -> 6ª Corda Mi mais grave b|-----|-----|-----|:A -> 5ª Corda La |-----|-----|-----|:D -> 4ª Corda Re . |-----|-----|-----|:G -> 3ª Corda Sol . |-----|-----|-----|:B -> 2ª Corda Si . |-----|-----|-----|:e -> 1ª Corda Mi mais agudo A letra b e os três pontos no lado esquerdo do gráfico representam os dedos da mão direita posicionados sobre as cordas.
O b indica o dedo polegar chamado de BAIXO que é a nota mais importante do acorde. A nota do baixo varia entre as cordas 4, 5 e 6 do instrumento, de acordo com o acorde executado.
* Posições corretas das mãos
Mão direita No exemplo do acorde de Do maior teremos o seguinte posicionamento |-----|-----|-----|:E P |--3--|-----|-----|:A |-----|--2--|-----|:D I |-----|-----|-----|:G M |-----|-----|--1--|:B A |-----|-----|----- |:e Polegar -P Atinge a Corda 5 que é o Baixo do acorde Indicador -I Atinge a Corda 3 Médio -M Atinge a Corda 2 Anular -A Atinge a Corda 1 A mão direita deverá cair sobre o tampo do violão fazendo uma espécie de concha. É importante coloca a mão de maneira espontânea sem forçar e sem retesar os nervos. O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos num ângulo aproximado de noventa graus em relação ao dedo indicador. Nesta posição o polegar ao tocar a corda 4 não atrapalha o dedo indicador posicionado na corda 3. Observe a Fig. 1.
Fig. 1
Mão esquerda O polegar e colocado na parte de trás do braço e os demais dedos sobre as cordas na parte da frente. Observe a Fig. 2. A mão deve ser posicionada de tal forma que o polegar não ultrapasse o braço do violão, deixando a mão livre para percorrer o braço do instrumento.
Fig. 2
Na formação de um acorde mantenha os dedos na posição mais vertical possível, isto evita um abafamento indesejado nas outras cordas. Veja Fig. 3.
Fig. 3
* Primeiros acordes para estudar A (La Maior) Am (La Menor) |-----|-----|-----|:E |-----|-----|-----|:E b|-----|-----|-----|:A b|-----|-----|-----|:A |-----|--1--|-----|:D |-----|--2--|-----|:D . |-----|--2--|-----|:G . |-----|--3--|-----|:G . |-----|--3--|-----|:B . |-----|-----|--1--|:B . |-----|-----|-----|:e . |-----|-----|-----|:e A7 (La Maior com sétima) |-----|-----|-----|:E b|-----|-----|-----|:A |-----|--2--|-----|:D . |-----|-----|-----|:G . |-----|--3--|-----|:B . |-----|-----|----- |:e E (Mi Maior) E7 (Mi Maior com sétima) b|-----|-----|-----|:E b|-----|-----|-----|:E |-----|--2--|-----|:A |-----|--2--|-----|:A |-----|--3--|-----|:D |-----|--3--|-----|:D . |-----|-----|--1--|:G . |-----|-----|--1--|:G . |-----|-----|-----|:B . |--4--|-----|-----|:B . |-----|-----|-----|:e . |-----|-----|-----|:e D (Re Maior) Dm (Re Menor) |-----|-----|-----|:E |-----|-----|-----|:E |-----|-----|-----|:A |-----|-----|-----|:A b|-----|-----|-----|:D b|-----|-----|-----|:D . |-----|--2--|-----|:G . |-----|--2--|---- |:G . |--3--|-----|-----|:B . |--3--|-----|-----|:B . |-----|--1--|-----|:e . |-----|-----|--1--|:e Observe nos acordes acima que o Baixo é sempre dado na corda que emite a nota nomeadora do acorde.
* Ritmo e dedilhados O Tempo Para ter uma noção básica sobre o tempo, vamos praticar usando como marcador um relógio, a cada segundo passado toque a 6ª corda do instrumento com o Polegar, siga o ritmo dos segundos sem atrasar e nem adiantar. Vamos tocar a mesma nota a cada segundo que passa. Então vamos dizer que 1 tempo e igual a 1 segundo. Agora vamos tocar a cada tempo uma nota diferente. Usaremos 3 tempos. No primeiro tempo toque com o polear a 6ª corda; No segundo tempo toque com o polegar a 5ª corda; No terceiro tempo toque com o polegar a 4ª corada; Observe o esquema abaixo: Tempos 1 2 3 1 2 ... Dedos P P P P P ... Repita este movimento até sincronizar com perfeição, um toque a cada tempo.
Dedilhado É o processo de tirar notas sucessivas, uma corda de cada vez, cada corda com um dedo diferente. 1º Dedilhado Tempos 1 2 3 4 1 2 3 ... Dedos B 1 2 3 B 1 2 ... |_____________| Ded. Completo Onde: B = Baixo 1 = Indicador 2 = Médio 3 = Anular Exercício: Para praticar este dedilhado vamos treinar no acorde de C (Do maior). C |-----|-----|-----|:E b|--3--|-----|-----|:A |-----|--2--|-----|:D . |-----|-----|-----|:G . |-----|-----|--1--|:B . |-----|-----|-----|:e Começamos tocando com o Polegar na 5ª corda indicado por b no gráfico, agora toca-se o Indicador na 3ª corda, em seguida o dedo Médio na 2ª corda e finalmente o dedo Anular na 1º corda. Tente executar no dedilhado o trecho abaixo, aplicando o dedilhado completo duas vezes em cada posição. Você deve alcançar a perfeição quando conseguir fazer as passagens de um acorde para outro seguindo o tempo corretamente. Am - A7 - Dm - Am - E - E7 - Am