CIFRADO
CIFRADO

Capítulo 11:Cifrado

Cifrado é a nomenclatura universal moderna de hamonização . Onde os nomes das notas são substituídos por letras .

A (lá)  B (si)  C (dó)  D (ré)  E (mi)  F (fá)  G (sol) 

Acidentes: # (sustenido) aumenta anota meio tom 
                  b (bemol) diminui a nota meio tom

Códigos: m (acorde menor)         + ou M (acorde maior) 
                  °  (acorde diminuto)     /  (acorde com o baixo alterado) 
                  -  (acorde diminuído)   Ex. (E/D = Mi maior com o baixo em Ré) 
 

Capítulo 12:Transporte

O transporte é utilizado para modificar a tonalidade da música para mais aguda ou para mais grave. 
Se a música estiver cifrada muito baixa na marcação original encaminha-se para a direita até achar o tom ideal . Quando estiver cifrada muito alta encaminha-se para esquerda .

                  Para a direita ----------: mais alto 
                  Para esquerda :--------: mais baixo 
 

Capítulo 13: Baixo

O baixo tem função de reforçar harmoniosamente as notas graves dos acordes . 
Todo acorde é formado pôr três ou mais notas.

1º  Tônica   2º  Terça   3º  Quinta   4º  Dissonância 
No baixo contasse as notas da corda MI para a corda sol . No sentido de aumento de tom. . Na maior parte dos acompanhamentos , o baixo utiliza a tônica  
como a nota preponderante , portanto as outras notas podem ser utilizadas para fazer um desenho melódico , e com isso obter um resultado mais colorido no acompanhamento.... 
  
DÓ = 33   RÉ = 35  MI = 40  FÁ = 41  SOL = 43  LÁ = 45  SÍ = 32 

Esse é um sistema de números que facilita a identificação da nota , ele procede da  
Seguinte maneira ,contasse as cordas de baixo para cima dando números decimais como nome ...

Corda 1 solta = 10  Corda  2 solta = 20  Corda 3 solta = 30  Corda 4 solta = 40

Se a corda 1 estiver pressionada na primeira casa será 11 se estiver pressionada 
Na Segunda será 12 e assim sucessivamente com as outras cordas.....

 

Capítulo 14: Escalas
Vamos aprender a construir uma escala de Dó a Dó e com todos os seus acidentes. 
Para isto precisamos saber que entre Mi e Fá - Si e Dó  não há sustenido (#)  ou bemol (b), 
e que o # e o b ocupam a mesma casa ou seja um Fá # está localizado na mesma casa 
Em que vamos encontrar o Sol b. 

Logo temos. 

Dó|#|Ré|#|Mi|Fá|#|Sol|#|Lá|#|Si|Dó 
ou 
Dó|b|Ré|b|Mi|Fá|b|Sol|b|Lá|b|Si|Dó
Mi--|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-| 
Lá--|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-| 
Ré--|#-b|Mi-|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-| 
Sol-|#-b|Lá-|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-|Fá-|#-b|Sol| 
Si--|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-|#-b|Si-| 
Mi--|Fá-|#-b|Sol|#-b|Lá-|#-b|Si-|Dó-|#-b|Ré-|#-b|Mi-|

 

Capítulo 15: Transposição de Tons
A transposição de tonalidade é o meio de fazer com que uma música que você já tenha 
cifrada em casa, mas não consegue cantar por não conseguir alcançar a tonalidade, 
possa ser baixada ou aumentada, em sua tonalidade, de acordo com as suas necessidade, 
servindo também para facilitar o trabalho de outros instrumentistas evitando que 
tenha que tocar em tonalidades difíceis de ser executadas. 

Para isso utilizamos a escala.
Dó|#|Ré|#|Mi|Fá|#|Sol|#|Lá|#|Si|Dó 

Faremos dois exemplos para a sua compreensão. 
EXEMPLO 1 
Digamos que, uma música foi feita originalmente nos acordes Dó - Fá - Sol, mas 
quando você a executa a sua voz não alcança algumas notas por serem muito agudas, 
é nesta situação que recorreremos ao uso da transposição de tonalidade, e trocaremos
 os acordes por outros mais graves logicamente. 

Usando a escala acima vamos diminuir meio tom ou seja vamos localizar os acordes 
Dó - Fá - Sol na escala e voltar um acorde. 

Resultado o acorde Dó passará a ser Si, o acorde Fá passará a ser Mi e o acorde 
Sol passará ao acorde Fá #. 
EXEMPLO 2 
Digamos que o caso seja inverso, que a música que você pretende executar é muito grave 
e você quer que a melodia se torne mais aguda. 

Tomaremos como base os acordes Mi - Lá - Ré, e usando a escala alteraremos um tom, 
ou seja duas notas para frente. 

Resultado o acorde Mi passará a ser o Fá # o acorde Lá passará a ser o acorde Si 
e o acorde Ré a Mi. 

 

Rating: 2.4/5 (113 votos)






Partilhe esta Página